segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FESTA DO MAÇOM DE 18.08.2012

Início da Festa do Maçom 2012.


Excelentíssimas Senhoras! Excelentíssimos Senhores!
Veneráveis Mestres e Mestre Instalados
Saúdo aos Nobres irmãos maçons presentes
Queridos irmãos de ideal maçônico da Loja Calixto Nóbrega
Sejam todos bem-vindos venham de onde vierem e que o GADU os cubra de benções nesta noite festiva e alegre.
Baile festivo dos 60 anos. SOUSA (PB), 18.08.2012.
Do ano de 1952 a 2012, são exatamente 60 anos. De fato, é um longo caminho, temos muito a comemorar, muito a celebrar e que a festa da noite de hoje seja inesquecivel em todos os corações presentes.
Por tudo isso, rendemos graças ao GADU, pois, a postura combativa em defesa do mais fraco, dos direitos do cidadão e além da defesa de bandeiras em prol da comunidade, são marcas que acompanham os 60 anos de existência da Calixto Nóbrega, pois, desde o primeiro ano mantém sua postura de forma contínua.
Em tempos de comemoração, é necessário apelar para a memória a fim de recordarmos os caminhos andados, com mais luzes ou menos luzes, mas sempre perseverantes no bem, no amor e na beneficência.
Estamos vivendo, tempos de colheita, tempos de jubileu. Tempo de alegria e de agradecimento ao GADU e a todos os maçons que se empenharam, durante a caminhada, onde adquirimos a honra da liberdade, igualdade e fraternidade. Sendo pioneira em Sousa, nesse ideal do engrandecimento humano a nossa Augusta Loja Calixto Nóbrega nº 15.
Para homenagear todos os maçons da Calixto Nóbrega, desejo registrar e citar presença marcante em nossa festa, do poderosa irmão José Soares Coelho, Mestre Instalado de nossa Oficina, sendo para nós exemplo de verdadeiro Mestre, face a sua dedicação em benefício da Maçonaria.
O iluminista Voltaire disse; “Faço-me maçom por que encontrei nesta Ordem sagrada os idéiais da dignidade humana, aqui eu tive a oportunidade de aprender a amar e respeitar a criatura humana aprendi, também, a amar a Deus não aquele que os homens fizeram, mas a aquele que fez os homens.”
Abraham Lincoln, o maçom americano mais respeitado de todos os tempos,  teve a oportunidade de dizer que a “Maçonaria é uma Ordem filantrópica, de natureza social, que agasalha no seu seio as almas idealistas que a Maçonaria não tem prioridade religiosa, mas alberga todas as religiões, continuando ele dizia que a Maçonaria representava um dos mais alto ideais da humanidade, erguendo a sua bandeira em defesa dos direitos da criatura humana e trabalhando pela felicidade geral de todos os povos.”
No Brasil, entre tantos maçons, Rui Barbosa teve a oportunidade de dizer: “Onde florescem os ensinamentos maçônicos não vicejam a ditadura, a soberania dos poderes arbitrários, nem a dominação daqueles conquistadores violentos que denigrem a condição da criatura humana.”
Tem razão o francês Voltaire, o americano Abraham Lincoln e o brasileiro Rui Barbosa, porque a Maçonaria por definição é uma Instituição filosófica, filantrópica que tem por base a crença em Deus e por conseqüência, a crença na imortalidade da Alma e na solidariedade humana.
Outrossim, são vários os fatores que podem ser apontados como responsáveis pelo sucesso da III Semana do Maçom de Sousa.
De um lado, um trabalho de equipe entre Obreiros de Loja distintas, capitaneados pelo irmão Iraildo com a efetiva participação da Calixto Nóbrega, Vale do Piranhas, Major Lindolfo Pires, Fraternidade e Trabalho, União Sousense, Cavaleiros do Oriente e Obreiros de Nazaré.
A julgar pelos comentários elogiosos, a jornada e festa em comemoração aos 60 anos da Calixto Nóbrega superaram as expectativas dos maçons participantes. E não era para menos. Palestrantes catedráticos e qualificados na sua área de atuação. Cada detalhe foi minuciosamente planejado para que esta Semana do Maçom fizesse jus à grandeza da Ordem maçônica.
Evidentemente, a doação dos palestrantes no preparo e apresentação de suas aulas e cursos e, sobretudo, que não mediram esforços para estarem conosco neste momento tão importante.
Todavia, devemos reconhecer que nem mesmo a soma dos fatores acima enumerados garantiria por si só o êxito da programação, não fosse participação maciça dos nossos Obreiros, que atenderam ao chamado e fizeram da III Semana do maçom uma maratona cultural e beneficente, com a maior coletânea de ensinamentos já realizada em evento maçônico em nossa cidade, com a participação de mais de 200 maçons participantes.
Parabéns maçons da Calixto Nóbrega, por seus 60 anos!
Parabéns aos Maçons presentes!
Muito obrigado a todos! E que o ambiente de fraternidade, harmonia e respeito perdure por toda a noite.
Walter Sarmento de Sá Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário